Dicas da Chapada dos Veadeiros

A previsão do tempo confirma: a Chapada dos Veadeiros terá dias de Sol e céu claro com poucas nuvens nas próximas semanas. A variação climática vai das madrugadas frias, com até 11º, a picos de calor de 29º durante o dia.

Sem previsão de chuva, o Cerrado convida você para uma experiência com sua vegetação comparada à savana africana, mas de uma riqueza singular, reunindo campos limpos e matas com árvores altas e flores coloridas. Um bioma habitado por milhares de espécies e cortado por vários rios.

É tempo de percorrer as trilhas que levam a belas cachoeiras, de todos os tamanhos e formatos, com acesso fácil ou que se tornam verdadeiros desafios de resistência.

Para desfrutar de todas as belezas que a Chapada dos Veadeiros e seu principal município, Alto Paraíso de Goiás, tem a oferecer neste período do ano, é preciso tomar alguns cuidados.

Afinal, o clima seco pode trazer desconforto e provocar problemas respiratórios aos visitantes que não estão acostumados com a baixa umidade do ar.

Mas não se preocupe! Tomando alguns cuidados você poderá aproveitar todos os passeios com segurança e saúde!

Hidrate-se!

Água é fundamental sempre, principalmente no período da seca!

Beba água antes de sair para as trilhas e no retorno. Sempre leve uma garrafinha cheia para seus passeios.

De olho no relógio!

Aproveite o período da manhã para fazer atividades físicas, como caminhadas, ou após às 17h, lembrando que há várias atividades noturnas na região, inclusive trilhas guiadas por profissionais.

Roupas adequadas

Sim, está calor, mas fazer trilha de biquíni ou sunga não é uma boa ideia. Use roupas leves, se possível, opte pelas camisas UV e calças de trekking de poliéster ou poliamida.

A roupa de banho fica por baixo, aguardando aquelas paradas obrigatórias para banhos super refrescantes.

É importante calçar um tênis adequado para caminhadas ou bota de trekking.

Chapéu ou boné para proteger o rosto!

E lembre-se: o protetor solar é indispensável!

Dermatites

Alguns tipos de dermatite (atópica, asteatose, psoríase e ictiose) podem se agravar com a baixa umidade. Mas isso não pode ser impedimento para um encontro inesquecível com a natureza da Chapada.

Para evitar complicações, é preciso manter alguns hábitos: hidratar a pele com cremes adequados, usar filtro solar, beber bastante água, utilizar hidratantes labiais, evitar banhos prolongados e água quente. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário