A Chapada dos Veadeiros oferece experiências possíveis somente nesta região. E o mês de julho registra dois importantes eventos que em 2022 festejam a retomada após o auge da pandemia de Covid-19: a 14ª Aldeia Multiétnica e o 22º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Vamos contar aqui porque vale muito a pena participar!
Aldeia
Localizada a 20 km de Alto Paraíso de Goiás, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Aldeia Multiétnica merece ser visitada a qualquer momento do ano. É um espaço de encontros criado para mostrar um pouco sobre o cotidiano e cultura dos povos tradicionais, indígenas e quilombolas.
O projeto foi lançado em 2007 e tornou-se um ponto de encontro entre diferentes povos indígenas e entrou no calendário anual de etnias como Kayapó/Mebêngôkré (PA); Avá Canoeiro (GO); Krahô (TO); Fulni-ô (PE); Guarani Mbyá (SC); Xavante (MT); Yawalapiti, Kamayurá e Waurá, do Alto Xingu (MT). Na área há sete casas tradicionais, construídas pelos próprios indígenas, além de uma habitação típica Kalunga, que representa as comunidades do maior território quilombola do Brasil.
A 14ª edição do evento acontece de 15 a 22 de julho. Segundo os organizadores, a cada dia uma etnia realiza uma festa tradicional. As celebrações começam no amanhecer e vão até o início do próximo dia, quando o comando da Aldeia passa para outro povo. É uma oportunidade de vivenciar em um só local os cantos, as danças, a gastronomia, as pinturas corporais, a arte de vários povos.
Além disso, os participantes do evento, que podem ficar acampados ou comprar ingressos para visitação diária terão acesso a uma praia exclusiva do Rio Couros e a trilhas que levam para as cachoeiras Almécegas I e Almécegas II.
Culturas Tradicionais
Na sequência da Aldeia Multiétnica acontece o Encontro de Culturas Tradicionais, de 23 a 30 de julho, com shows no palco e uma programação de bailes na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, na Vila de São Jorge. Ambos os eventos são realizados pela Casa de Cultura e reconhecidos internacionalmente.
A programação conta com apresentações de grupos tradicionais, artistas da terra e convidados de outras regiões. Os destaques nacionais são Maria Gadú, com o show Owerá, no dia 23, e Cordel do Fogo Encantado, que subirá ao palco no dia 24.