Se você visitar a Chapada dos Veadeiros pela primeira vez, jamais deixe de olhar para o céu: do nada, é possível ver um tucano numa árvore próxima, duplas e trios de araras canindé voando pelo céu, carcarás na beira na estrada. Isso para citar somente as espécies mais comuns da região onde pelo menos 146 espécies dividem espaço.
Nem todo mundo conhece o termo, mas o Birdwatching, ou observação de aves, é uma das modalidades de turismo que mais crescem no mundo. E o Brasil Central é ideal para esta prática, pela facilidade de acesso e variedade de espécies e facilidade de registro. Acredite, você vai amar localizar, observar e fotografar!
A lista de aves presentes na Chapada dos Veadeiros vai muito além de araras, tucanos e carcarás! Inclui emas, seriemas, gralhas, bem-ti-vis, periquitos, tucuns de penacho, jaçanãs, pelo menos quatro variedades de gaviões e outras quatro de beija-flor. Pica-pau, então, são seis, e a lista vai longe!
4 mil oportunidades
No Cerrado, os cantos e cores das aves se completam com a moldura das árvores, arbustos e flores típicas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, são mais de 11 mil espécies vegetais neste bioma incrível, sendo 4.400 endêmicas, ou seja, são naturais daqui, feitas para o clima e terrenos locais.
Muitas vezes nem prestamos atenção na vegetação, mas vale muito a pena. Várias espécies têm propriedades medicinais, como a catuaba, há árvores lindas de ver e fotografar, como o jacarandá, flores incríveis, como orquídeas, caliandras e a rosas-do-campo.
Não podemos deixar de falar das icônicas árvores do Ipê (amarelo, roxo, rosa, branco) e o pequizeiro, além de outras duas queridinhas da Chapada, a canela de ema e o chuveirinho.
Que tal experimentar todo este encantamento com a natureza da Chapada dos Veadeiros?
Aproveite a promoção de Primavera da Pousada Casa de Shiva, confira no link de reservas ou entre em contato pelo WhatsApp (62) 99499 7677.